Postagens populares

sexta-feira, 20 de junho de 2014

--- O Inventor do palíndromo

A invenção da arte palindrômica é atribuída ao sátiro poeta grego Sótades de Maronéia (era natural de Maronéia - Trácia) porque são de sua autoria os primeiros palíndromos encontrados.

Especializou-se num tipo obsceno de verso jônico, conhecido como "Kinaidoi". Inventou uma métrica mais livre, que aplicou em várias de suas obras, inclusive em um texto reescrito da Ilíada. Inventou ainda o verso sotádico (por esse fato seu nome ficou eternizado na literatura mundial) que podem ser lidos da direita para a esquerda com o mesmo sentido.

Da sua vida pessoal sabe-se muito pouco, apenas que viveu em Alexandria, era um grande poeta - tremendo glosador -  e que, durante o reinado de Ptolomeu II Filadelfo foi preso por satirizar o casamento incestuoso do rei com sua irmã, Arsínoe II (“Você está metendo seu penis em um buraco ímpio!” - Sótades: Sátira a Ptolomeu II), foi preso, porém conseguiu escapar para a ilha de Caunus, onde foi descoberto e outra vez detido por Patroclo, oficial de Ptolomeu. Após sua nova prisão, o rei mandou aniquilá-lo de forma cruel: colocaram-no numa caixa de chumbo lacrada e a lançaram no mar mediterrâneo.  lntimerato

Os textos de seus poemas Adônis e Príapo, mencionados por outros autores, se perderam.

============================================


O QUE É PALÍNDROMO

"Il n`y a indispensable
  que les choses inutiles"     
                            Francis Picabia      

            Comecemos pela tradução da frase em epígrafe, de autoria do pintor e poeta francês Francis Picabia: "Nada mais indispensável do que as coisas inúteis". Se tu buscas neste Blog informação que possa garantir algum bem material para teu presente e teu futuro, esquece. O palíndromo, como a música, a poesia e outras criações lúdicas do homem, é totalmente inútil. Mas se procuras ideias e informações que melhorem tua cultura, fica por aqui, que este é um dos lugares certos da Internet, e teus desejos serão satisfeitos. Então vamos, primeiro, saber do que se trata.

           Origem da palavra: este vocábulo foi inventado pelo inglês Benjamin “Bem” Jonson, poeta, dramaturgo, ator, expoente da liguistica, dedicadíssimo à fonética e classificação de verbos, que nasceu em Westminster (11/6/1572) e faleceu em Londres (6/8/1637). Mas é certo, entanto, que a palavra “palíndromo”, muito embora a nacionalidade do seu criador, teve como origem a junção de dois vocábulos pertencentes ao idioma helênico: “palin” (“outra vez” ou “que corre de novo” ou “que volta sobre os seus passos”, cuja origem  se encontra no sânscrito  pali, que significa “na mesma linha”)  e “drom” (corrida). 
           
            Definição: PALÍNDROMO É A PALAVRA, FRASE OU NÚMERO QUE, LIDOS DA ESQUERDA PARA A DIREITA OU VICE-VERSA, SÃO LITERALMENTE IGUAIS. 

           Como prelecionou o saudoso Millôr Fernandes, um dos gênios da raça, em crônica publicada no Jornal do Brasil, “Palíndromo é uma arte neurótica e maravilhosa capaz de deixar envergonhado muito poeta concretista”. Logo depois ele ainda acrescenta: “só na linguagem há um número infinito de formas, formulas e descobertas de extraordinário interesse.“

Malba Tahan, em sua obra “Matemática Recreativa”, no capítulo sob o título “A Palindromia e Seus Segredos”, após afirmar que cumpre ao bom professor conhecer todas as recreações intelectuais que são de emprego freqüente em didática, nesse sentido dá ênfase  especial a essa arte:

                “Entre as recreações mais úteis e interessantes que um bom professor pode apresentar na sala de aulas, aos seus alunos, destaquemos, em primeiro plano, a palindromia”.

     O escritor francês Claude Gagnière afirmava, com sabedoria: “para os que amam as palavras, o palíndromo representa uma espécie de felicidade em estado puro: é a frase espelho, a perfeição na simetria, ou a serpente que morde a própria cauda, o ingresso no círculo mágico dos vocábulos que não têm fim”. 

        Agora digo eu: o palíndromo é uma das formas mais sofisticadas, curiosas e divertidas que o homem inventou para expressar, graficamente, uma idéia. A palindromia é uma arte resultante da escrita, solitária, silenciosa e intraduzível. Perde seu encanto  com a oralidade. A agradável surpresa de quem o lê é constatar que, na leitura vice-verss, a frase ou período são literalmente iguais e, de quem o cria, a maravilhosa aventura que vive com as palavras até a sua conclusão. 

Oportuno, ainda, ressaltar que, no palíndromo, espaço entre palavras, cedilhas e sinais gráficos de um modo geral, na leitura ao contrário, poderão mudar de posição conforme a exigência do texto. Na mesma hipótese, letras isoladas poderão ser incorporadas a palavras e estas podem ser divididas em dois ou mais vocábulos e/ou letras.  

       Exemplo de palíndromo: A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA.

       Em outros idiomas a palavra palíndromo tem as seguintes denominações: 
          espanhol: palíndromo ou Capicua. . 
          francês e inglês: palindrome.. 
          italiano: palindròmo ou bifrònte.
          alemão: palindrom.
          latim: versus cancrinus, carcinoi, versus  anacyclici e versus echoici.

       Em português também é conhecido como capicua (principalmente quando se trata de palíndromo numérico), verso palíndromo, verso anacíclico, versos cancrinos, verso palindrômico e inscrição circular.

       Observação importante: antigamente, filólogos discutiam se o termo palíndromo seria substantivo ou adjetivo. Durante séculos os nossos dicionaristas usaram também o próprio substantivo "palíndromo" como adjetivo. Mas, hoje, o Vocabulário Ortográfico da Língua portuguesa, da ABL, apresentado pelo saudoso Austregésilo de Athayde, já consagrou o adjetivo "palindrômico", de origem anglicana "palindrômic", para designar palavra e frase com essa característica: "palavra palindrômica, frase palindrômica ou verso . Assim ficou definitivamente estabelecido, penso, que o termo "palíndromo", só deve ser usado quando se tratar de um substantivo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário