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sexta-feira, 4 de abril de 2014

--- Palíndromo do Amor Total, Palíndromo do Amor em Lesbos e um Poema de Safo.


Palíndromo do Amor Total

ÁVIDO? 
AMA-LA NA TABA, NO TOCO DA CASA, 
NO MURO, NO PAÇO, NA POÇA, 
NA MACA, NA LIVRE SALA, 
SERVI-LA NA CAMA, NA COPA, 
NO CAPÕ, NO RUMO, NA SACA 
DO COTO, NA BATA, NA LAMA...
Ó DIVA! 

38 palavras
125 lletras
19/07/14 - O Palíndromo do Amor em Lesbos foi inpirado na poética de Safo, famosa poetisa grega nascida na ilha de Lesbos, Grécia, que deu origem ao termo "lésbica", derivado da interpretação dos poemas da mesma, cujos versos tinham grande conteúdo emocional dirigido a outras mulheres. 

PALÍNDROMO DO AMOR EM LESBOS.

REVIVER É VIVER:
A DIVA, A VIVA,
A LEDA DOMA,
ADIA A DAMA
AMOR AO VIVO,
O VIVO AROMA.
AMADA AIDA,
À MODA DELA,
AVIVA A VIDA.
REVI, VER É VIVER

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Quando criei o “PALÍNDROMO DO AMOR TOTAL”, o saudosíssimo Millôr Fernandes --com quem me correspondia de tempos em tempos, sempre falando sobre palíndromos - foi a primeira pessoa a qual remeti cópia. Millôr - para mim, e para minha geração, foi uma espécie de Bernard Shaw brasileiro, ou, quem sabe, o Sótades da Maroneia do Meier. Aliás, eu sempre disse que Millôr, se escrevesse em alemão, grego, francês, inglês, italiano, enfim, num desses idiomas que alimentam e alimentaram a cultura do planeta, seria também reconhecido como um dos gênios da literatura mundial.(Mais ou menos como o hunor do Chico Anísio*, se também tivesse sido feito num desses idiomas).

Dele recebi, no dia seguinte, uma linda - e para mim, que tanto o admiraava, inesquecível e apoteótica mensagem:

                      “PARABÉNS, ROMULO, VOCÊ JÁ PEGOU UM INGRESSO 
                      PRA ESSE HOSPÍCIO CADA VEZ MAIS ESTREITO ONDE 
                      FICAM OS QUE SE INTROMETEM COM AS PALAVRAS, 
                      SEUS SENTIDOS, DESAFIOS E MISTÉRIOS. NÃO TEM 
                      VOLTA. ABRACADABRAÇO. ABRAÇÃO. MILLÔR".

Como não pretendo mesmo retornar desse hospício muito agradável, onde encontrei fantásticas companhias, brilhantes e geniais intelectuais de todo o mundo, acolhi feliz esse vaticínio do Millor e ficarei por aqui enquanto Deus quiser.

* Na década de 30, do século passado, havia um ator americano, Lon Chaney, que apenas por criar sete ou oito personagem, foi cognominado "o homem das mil faces". Agora, mantida as proporções, imaginem o Chico, que criou mais de duzentas. Teria que ser conhecido, no mínimo, como "o homem de milhões de faces".

UMA POESIA DE SAFO.

“VOLTE PARA MIM, GONGYLA”,

"Volte para mim, Gongyla, esta noite, 
Você, minha rosa, com sua lira lídia. 
Algo te rodeia eternamente com prazer: 
Uma beleza desejada. 

Até mesmo suas roupas roubam meu olhar. 
Estou encantada: eu que outrora
Protestei para a deusa nascida em Chipre, 
Para quem agora imploro. 
Nunca me deixe perder essa graça
Em vez disso, traga você de volta para mim: 
Entre todas as mortais, a única
Que mais desejo ver."

Safo - dizia-se que era pequena e escura - foi uma poetisa nascida (630 a.C a 612 a.C), na ilha de Lesbos-Grécia, na antiga cidade de Eresos, que por isso é frequentemente visitada por turistas lésbicas. Viveu intensamente sua  vida literária e política (chegou a ser exilada) em Mytilene, capitasl de Lesbos, que era, à mesma época (século VII a.C.), um centro cultural muito importante. Os seus contemporâneos intelectuais a consideravam ao nivel de Homero: assim como Homero era conhecido como "o Poeta", Safo era conhecida como "a Poetisa"

21/02/15 - A quem estiver interessado: na coluna intitulada "Espaço da Poesia não Palíndrômica" do blog, desta semana, encontrará a biografia de Safo com informações mais detalhadas. 


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PARA RÔMULO MARINHO

Antonio Temóteo dos Anjos.

Como o genial palíndromo é você, 
um homem harmonizado e aferido
nos pesos, nas medidas, nos porquês, 
na augusta criação que dá sentido. 

 Um alfaiate, um mago que antevê
 a junta, a liga, os pontos escondidos
 e usando a fina argúcia vai coser
 articuladas partes, num partido. 

Artista da palavra, verso e frase, 
escolhe cada letra em cada fase
com a paciência de Santo Agostinho, 

da esquerda pra direita e vice-versa, 
a frase faz sentido e se alicerça
na arquitetura de Rômulo Marinho.







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