Postagens populares

terça-feira, 18 de março de 2014

--- Palíndromo no Idioma Grego


Não paira qualquer dúvida de que foi na Grécia antiga que nasceu a arte palindrômica. O curioso é que, após anos de pesquisa, eu só tenha encontrado, no idioma grego, um único, de 25 letras: NIYON ANOMHMATA MH MONAN OYIN, que significa “lave (meus) pecados, não apenas (meu) rosto”(tradução constante no Guinness Book). Este anacíclico aparece, também, em algumas igrejas em diferentes partes do mundo.”

A autoria desse palíndromo é atribuída a Gregório de Nazianzus (São Gregório), patriarca santificado da Igreja Católica Apostólica Ortodóxica (informação por mim colhida na Embaixada da Grécia em Brasília, em 1997), que viveu no século IV (de 328 a 389 d.C.) Segundo o professor de literatura da USP Massaud Moisés tem outra tradução: “lave seus pecados, não apenas suas mãos”.

Se é verdade que o palíndromo foi invenção de um mordaz, sábio,  audacioso e sátiro poeta grego (Sótades de Maroneia), não é menos verdade que o povo que mais divulgou pelo mundo essa arte foi o romano. Conheço quase uma centena de palíndromos escritos em latim

Nenhum comentário:

Postar um comentário